sábado, 16 de agosto de 2014

A História De Simplício Dias da Silva

Simplício Dias da Silva, também conhecido por Simplição, era filho do português Domingos Dias da Silva que chegou em Parnaíba no século XVIII atraído pela riqueza da região. As suas charqueadas ficaram famosas, e o Porto das Barcas, atual centro cultural da cidade, deu origem ao surgimento de Parnaíba. Os seus armazéns que abrigavam os produtos de importação e exportação movimentavam a economia e ligavam o litoral piauiense ao resto do mundo. Em meio a escravos, produção de riquezas e revoluções explosivas, a família de Simplício entrou para a história.
Por interferência de Simplício Dias, foi criada a Alfândega de Parnaíba, evitando-se a evasão dos produtos importados de São Luís. O coronel, como gostava de ser chamado, também foi agraciado pela realeza de Portugal, com o título de Fidalgo Cavalheiro da Casa Real, e recebeu o Hábito da Ordem de Cristo por suas ações filantrópicas em Portugal quando ainda jovem. D. Pedro I, em razão da participação de Simplício no movimento pela independência do Piauí, condecorou-o com a Imperial Ordem do Cruzeiro e foi nomeado primeiro Presidente da Província do Piauí.
Os túmulos de Domingos Dias da Silva, Raimundo Dias da Silva e Simplício Dias da Silva estão no piso da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em frente ao altar do Santíssimo Sacramento. Na mesma igreja estão outros nobres que fizeram a história de Parnaíba.
              

texto www.turismo.pi.gov.br
vídeo tv Delta  

Nenhum comentário:

Postar um comentário