terça-feira, 19 de agosto de 2014

Teresina em estado de alerta: Índice Ultravioleta chega ao nível extremo

foto ilustrativa 

O Índice Ultravioleta (IUV) estará hoje em Teresina no nível 11, considerado extremo e que oferece risco à saúde. A radição solar no nível 11 pode provocar queimaduras, mal-estar, envelhecimento precoce da pele, câncer de pele e ressecamento. Os médicos aconselham a evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, além de não ficar em espaços abertos e nas ruas e calçadas.
A capital do Piauí sofre anualmente com a alta radição solar, cujo número extremo é 14. No entanto, a situação piora ano após ano. Em 2014, o período chamado B-r-o-bró nem começou e o índice já é extremo (os meses terminados em bro, a partir de setembro). Deve-se ingerir bastante líquido e usar protetor solar, além de chapéus e bonés.
O Centro de Previsão do Tempos e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou nesta  terça-feira que a previsão de temperatura hoje na capital é de 36 graus Celsius e de chuva, somente 5%. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%, percentual que provoca problemas de saúde como ressecamento da pele, queimaduras, mal-estar, ferimentos no nariz e outros problemas.
A Organização Mundial de Saúde diz que a umidade relativa do ar deve ficar acima de 60% para garantir a saúde da população. O índice de 20% é de alerta.
.meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário